A engenharia por trás das estatuetas do Oscar

No dia 28 de fevereiro serão entregues as estatuetas do Oscar para os vencedores de 2016. Uma das grandes perguntas é será que o Leonardo DiCaprio vai finalmente ganhar esse ano? Bom, não será essa pergunta que responderemos hoje, mas sim: Como são feitas as famosas estatuetas?

15.jpg

As estatuetas são criadas na empresa R.S. Owens pelo processo de fundição de uma liga de estanho (515º C), vazada em um molde metálico. O processo com esse tipo de molde é chamado de fundição com molde permanente. A fundição pode ser feita também a partir de moldes de areia ou de gesso (fundição por cera perdida). A principal vantagem em relação aos outros dois tipos é que a probabilidade de ter uma quebra ou deformação do molde é muito menor, não terão inclusões de areia nas peças e o molde poderá ser utilizado inúmeras vezes (vida útil de até 100 mil peças), por exemplo, o molde do Oscar é o mesmo que foi utilizado nas primeiras estatuetas feitas na década de 20. A restrição de utilização desse processo é a temperatura de fusão do metal utilizado, para não haver contaminação e nem deformação do molde devem apenas ser utilizados metais com ponto de fusão menores do que o do aço ou do ferro fundido, que são as matérias-primas usuais dos moldes.

Captura de Tela 2016-01-21 às 10.49.07

Vazamento do metal no molde metálico

Em relação ao metal utilizado, o estanho é um material prateado, com baixo ponto de fusão, maleável, pouco dúctil e resiste à corrosão ocasionada por água potável e água do mar. Após solidificado, a estatueta é retirada do molde e então é feito o acabamento para a remoção das rebarbas da peça e o polimento manual da peça, para garantir que todos os detalhes da peça se mantenham intactos.

Captura de Tela 2016-01-21 às 10.50.48

Remoção de rebarbas da estatueta

Em seguida a peça é enviada para o processo de galvanoplastia, que consiste na deposição de uma camada metálica sobre uma superfície com o intuito de melhorar as propriedades da superfície, como proteger a peça contra corrosão, aumentar a durabilidade da peça e melhorar a estética. Para ocorrer a deposição do material o objeto é o cátodo, já que está ligado ao polo negativo de uma fonte de corrente contínua. Nesse caso o processo acontece em quatro etapas:

  1. Banho de cobre: O banho na solução de cobre é realizado com o intuito de proteger a peça de possível corrosão.
  2. Banho de níquel
  3. Banho de prata: Cria na peça uma base brilhante e clara para receber a última camada, que é a de ouro.
  4. Banho de ouro 24k: Utilizada com fim de embelezar a peça.

Já a base da peça é feita separadamente e é banhada em níquel preto, que tem um propósito mais decorativo.

Captura de Tela 2016-01-21 às 11.02.46

Banho de prata

Para fazer cada estatueta leva em torno de 8-10 horas, pois o processo é todo manual e são feitas aproximadamente apenas 50 peças todos os anos. Com certeza hoje existem formas de automatizar o processo e diminuir o tempo de produção, assim reduzindo os custos, mas o maior valor presente em um Oscar não é pela sua produção e sim pela sua exclusividade.

Oscar_statuettes_1810272c

Estatuetas prontas. Imagem: Fonte

E aí, para quem você está torcendo nesse ano?

Referências:

Vídeo Making an Oscar statuette

Fundição

Galvanoplastia

Compartilhar Matéria:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *