Novo mineral brasileiro é descoberto

Estamos numa época que parece que nada mais pode ser descoberto de natural no nosso mundo, devido à grande quantidade de pesquisas já desenvolvidas. Porém isso não é realidade! Em 2014 foi encontrado aqui mesmo no Brasil um mineral nunca antes visto, na cidade Cajati (SP), chamado melcherite. O mineral foi descoberto pelo engenheiro de minas Luiz Alberto Dias Menezes Filho e, em 2015, caracterizado por professores e pesquisadores da USP. 

O novo mineral foi encontrado numa cavidade, local que geralmente ficam os minerais mais raros, de uma rocha de carbonatito, que possui mais de 50% de minerais carbonáticos, como a calcita (CaCO3) e dolomita (CaMg(CO3)2).

portal20160406_3a
Melcherita. Foto: Acessoria de Comunicação do IFSC

Para caracterizar e analisar esse mineral, foram utilizadas as técnicas de difração de Raio-X e Espectroscopia Raman, obtendo informações químicas e estruturais do material. A última técnica citada utiliza as vibrações dos átomos e íons para distinguir os componentes, seria como se fosse uma digital dos materiais. Dessa maneira, foi revelado que a fórmula química desse material é Ba2Na2Mg[Nb6O19]·6H2O.

A Melcherite recebeu esse nome para homenagear um professor já falecido,  Geraldo Conrado Melcher (1924-2011), que chefiou o Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da Escola Politécnica (Poli) da USP. Ela é o segundo hexoniabato a ser descoberto no mundo e promete muito!

Na sua composição o nióbio é presente, o que origina octaedros na estrutura, que se unem e formam um super octaedro. Na figura abaixo tem-se um esboço de um octaédrico, onde os átomos estaria nos vértices.

octaedro
Esboço octaedro

Já existem estudos sobre aprisionar vírus nessas estruturas e substâncias químicas perigosas, como o gás de Sarin, utilizado em ataques na Síria. Além dessas, outras aplicações também serão estudadas para a melcherite ainda com auxílio de outros pesquisadores, até mesmo de outros países. A ideia é trocar os elementos da estrutura para observar a troca de propriedades físicas.

Segundo Marcelo Barbosa de Andrade, pesquisador responsável pelo Centro de Caracterização de Espécies Minerais (CCEM/IFSC), que participou dessa descoberta “A estrutura da melcherita é muito versátil. E até pouco tempo só havíamos encontrado essa estrutura em compostos produzidos em laboratório, e não na natureza”.

Então agora vamos esperar e ver os resultados incríveis que a melcherite poderá gerar!

Para escrever esse post utilizamos como referência:

USP – Descoberto novo mineral que pode inspirar novos materiais

Inovação Tecnológica – Descoberto no Brasil mineral “tecnologicamente fantástico”

Compartilhar Matéria:

One thought on “Novo mineral brasileiro é descoberto”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *