Aqui no blog já falamos sobre as teias de aranhas e porque elas são tão resistentes. Agora os cientistas descobriram como produzir uma versão artificial desse material, que poderá ajudar muito no desenvolvimento da robótica e da biotecnologia!
Já faz 40 anos que a teia da aranha é considerada um material extraordinário e desde daquela época, as pesquisas sobre esse material não pararam. Foi comprovado por cientistas da University of Oxford e Marie Curie University que a seda pegajosa de captura das aranhas é o que faz com que prendam as estruturas da teia juntas. Eles descobriram também que a teia pode ser esticada como uma mola, porém quando comprimida, diferente do que se esperava em qualquer fio comum, ela continua esticada. Um fenômeno extraordinário, não?
Segundo Arnaud Antkowiak a teia pode ser comprimida 95% e continua esticada. Já existem materiais com esse fenômeno, porém apenas no estado líquido e não no sólido. A seda se adapta conforme o espaço que ela tiver, como pode ser visto no vídeo abaixo feito já com o material artificial. Isso ocorre por causa de uma natureza dupla, que o espiral de seda atua como um material híbrido, compreendendo tanto propriedades dos sólidos como dos líquidos.
A seda da aranha é feita por filamentos compostos por pequenas gotas de cola, onde os filamentos se afivelam quando ocorre a compressão. Dessa forma, eles bobinam-se ao redor das gotículas, o que faz com que o filamento continue esticado.
Com base nessa estrutura os pesquisadores tentaram imitar o material para obter as mesmas propriedades e fenômeno. Para isso foram utilizados filamentos poliméricos revestidos com líquidos, como óleo de silicone, produzindo um liquid wire. Assim foi possível produzir um material que se estende como um sólido e se comprime como um líquido.
A equipe pesquisou diferentes tipos de materiais para serem utilizados como o óleo e como o filamento, descobrindo que existem inúmeras combinações possíveis. Assim sendo, teremos uma grande gama de aplicações. Dr. Hervé Elettro, líder da equipe, disse que essa pesquisa auxiliará na microfabricação de estruturas complexas e em micromotores reversíveis.
Fontes:
Spider capture silk inspires creation of liquid wire material
Scientists create novel ‘liquid wire’ material inspired by spiders’ capture silk
Hmm.. Meu sonho de me tornar o Homem Aranha está cada vez mais próximo…
EU aprendi a fazer um lancador de teia do homen aranha que lanca um liquido que endurece no ar que puxa obgetos