Cursos online sobre engenharia de materiais para você fazer

Todo mundo sabe que em 100% das vezes só o curso de graduação não supre as necessidades e disponibiliza todo o conhecimento que um engenheiro de materiais deve ter. Por isso, para aumentar nosso conhecimento sobre o assunto nós procuramos conteúdo em livros, revistas, blogs e cursos online. Hoje então iremos falar sobre alguns cursos online que envolvem engenharia de materiais e estão disponíveis para todos fazer.

#1 Mechanical Behavior of Materials

Esse curso é disponibilizado pela plataforma EDX, que tem convênio com importantes universidades pelo mundo, como o MIT. O curso oferece uma introdução para o comportamento mecânico dos materiais, abrangendo até o nível atômico. O curso é dividido em 3 partes, sendo a primeira delas sobre comportamento elástico linear. Para saber mais sobre clique aqui.

#2 Magnetic Materials and Devices

Para quem se interessa muito pela indústria dos eletrônicos com certeza deveria fazer esse curso, já que materiais magnéticos podem ser aplicados motores e transformadores, por exemplo. O curso promete explicar as propriedades elétricas, ópticas e magnéticas de materiais como semicondutores e metais. Você pode acessar o curso por esse link.

#3 Electronic Materials and Devices

Com ele você vai aprender muito sobre semicondutores, suas propriedades, comportamento e equações que são utilizadas para esses materiais. Esse curso é na verdade a parte 1 do mencionado no segundo tópico desse post. (link)

#4 Cellular Solids

O curso Cellular Solids oferecido pelo MIT pela plataforma EDX é composto também por três partes. Nele você irá aprender como os materiais celulares são produzidos, como caracterizar a microestrutura deles e qual o modelo mecânico de comportamento de honeycombs e espumas, entre outras informações. Para acessá-lo basta entrar aqui.

#5 Symmetry, Structure and Tensor Properties of Materials

O curso consistem em estudar a estrutura e simetria dos materiais e os efeitos que elas terão nas propriedades finais. Também é um curso oferecido pelo MIT, acesse nesse link!

#6 Introduction to Steel

Nele você vai aprender mais sobre a fusão do aço, propriedades e suas origens e também um pouco sobre sustentabilidade. Esse curso oferece uma carga horária semanal menor do que os outros e foi desenvolvido pela TenarisUniversity. Link para acesso.

#7 Graphene Science and Technology

Feito pela Chalmers University esse curso foi preparado para quem quer saber tudo sobre o grafeno, conhecido como o material do século. Para mais informações, clique aqui.

#8 Materials Science: 10 Things Every Engineer Should Know

Esse curso é ministrado por nada mais nada menos do que o James Shackelford. Você provavelmente já deve ter se deparado com algum livro dele. O curso fala sobre propriedades dos materiais e como utilizá-las em aplicaç˜ões. Não deixe de conferir nesse link.

Além do conhecimento que você vai obter fazendo um desses cursos, você ainda pode ganhar no final um certificado para adicionar no seu currículo, muito bom, não?

Se você já faz algum deles ou conhece outro curso disponível online, deixe seu comentário aqui para a gente 🙂

Compartilhar Matéria:

2 thoughts on “Cursos online sobre engenharia de materiais para você fazer”

  1. Na moral, que blog foda. De alta qualidade e informações de última linha.

    Apesar que já conhecia as plataformas Coursera e edX, eu desconhecia esses cursos. Muito obrigado pela divulgação! O #8 começa agora em 18 de julho e já estou inscrito!

    Valeu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *