Novo cimento promete diminuir consumo de água na construção civil

A gente sabe que a construção civil possui um impacto muito grande no meio ambiente, ou seja, não é nada sustentável. Como já falamos aqui no blog, a engenharia de materiais sempre tenta auxiliar nessa questão, como no caso dos Ecocimentos. Outro caso que podemos ver agora é um cimento sem água e com menor emissão de CO2 do que utilizado, chamado de cimento de silicato de cálcio carbonatado, ou CCSC (Carbonated Calcium Silicate-based Cement).

2015-12-tekla.com-new-images-19

Acredita-se que 5-8% de emissões de CO2 na atmosfera sejam geradas por causa da produção de cimento, dessa forma a indústria de uma forma geral tenta diminuir o impacto ambiental desse material. Já foram realizadas várias pesquisas, otimizando processos, incorporando materiais reciclados e substituindo o clínquer da mistura.

No caso que iremos falar hoje em vez de fazer o cimento reagir com água, ele reagirá com o dióxido de carbono e silicato de cálcio. Outras vantagens obtidas caso esse material seja utilizado na indústria são maior resistência à degradação, maior durabilidade e menor o custo.

Quando poderemos utilizar esse material nas construções?

Segundo Jason Weiss, professor da Universidade de Oregon nos Estados Unidos, o novo cimento já pode ser utilizados em aplicações com concretos pré-moldados, mas ainda não há previsão para utilizar de forma generalizada, por causa dos aparatos necessários para a produção, como cilindros com dióxido de carbono.

Referências:

Inovação Tecnológica

Farnam, Yaghoob, et al. “Performance of carbonated calcium silicate based cement pastes and mortars exposed to NaCl and MgCl 2 deicing salt.” Construction and Building Materials 111 (2016): 63-71.
Compartilhar Matéria:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *