Tecnologia de corte LASER a fibra revoluciona todas as indústrias

Muitas das técnicas tradicionais de processamento de materiais requerem um ferramental específico para cada produto a ser manufaturado, tais como punções, moldes, matrizes e ferramentas de corte. Assim, cada produto é associado a um ferramental único e perde-se a liberdade e flexibilidade de design. Nesse contexto, o corte LASER é uma tecnologia que revoluciona o mercado em diversos segmentos e já toma a posição de tecnologia LASER mais utilizada na indústria. Nesse post, iremos abordar quais são as principais vantagens do corte LASER e como o LASER de fibra pode auxiliar ainda mais essa inovação.

Flexibilidade no design de partes cortadas por LASER. Fonte: VM LASER 

Corte LASER

Como funciona

A habilidade do LASER de cortar o material se dá por duas características do feixe: monocromático (único comprimento de onda) e coerente (em fase). Essas duas características permitem que o feixe tenha um diâmetro de foco muito pequeno (aproximadamente 0,1-0,4 mm). Como o LASER é focado em uma área muito pequena, a densidade de energia ultrapassa 10W/cme, com essa magnitude de energia, é possível fundir, vaporizar e até decompor vários materiais rapidamente. Dessa forma, um orifício é criado, o que permite a ejeção do material fundido. O movimento relativo da peça com o feixe LASER permite que o material seja constantemente removido, o que cria a ação de corte.

Durante o processo, um gás auxiliar é introduzido através do bico coaxial do feixe focalizado, com o intuito de facilitar a remoção do material, proteger as lentes e pode até ajudar na velocidade de corte.

Vantagens

O corte LASER permite a obtenção de um ótimo acabamento na superfície de corte. Fonte: VM LASER

 

Frente a outros métodos térmicos e mecânicos para a secção de materiais, o corte LASER é atrativo para a indústria por ser altamente automatizável e apresentar menor distorção da peça segmentada, menor liberação de fumos e radiação, arredondamento de cantos menos intenso, melhor acabamento da superfície de corte, menor geração de refugo, largura de corte e zona termicamente afetada menores, melhor precisão dimensional e desempenho de corte independente do tempo. Os dois últimos fatores costumam ser especialmente críticos em processos de corte mecânico, visto que requerem que as ferramentas sejam reafiadas frequentemente para que a precisão dimensional e a qualidade do corte não sejam prejudicadas, o que não é necessário na utilização de LASER. Assim, a técnica traz flexibilidade e estabilidade para a produção.

LASER de fibra

Na hora de manufaturar um produto, no entanto, nem todos os LASERs terão o mesmo desempenho ou custo. O LASER de fibra, que utiliza uma fibra óptica dopada com elementos terra-raras para a geração da radiação eletromagnética utilizada na execução do corte, oferece diversos benefícios ao usuário em relação a outros LASERs comumente utilizados (e.g. CO2, diodo, lâmpada) :

  • Menor necessidade de manutenção em relação a outros tipos de LASER, visto que não há necessidade de substituir lâmpadas, diodos e espelhos;
  • Elevada eficiência elétrica: reduz os custos de operação para metade, em relação a um LASER de CO2semelhante;
  • Design compacto e robusto: facilita tanto a instalação quanto o seu uso em aplicações que requeiram mobilidade do equipamento;
  • Qualidade do feixe de LASER: condução é feita por fibras de pequeno diâmetro, isso gera, por consequência, um menor diâmetro de foco da radiação e maiores distâncias de trabalho em relação à peça;
  • Qualidade do corte: o uso de fibras para condução também entrega ao equipamento a flexibilidade necessária para um bom posicionamento do feixe, o que gera maior qualidade do corte;
  • Maior gama de materiais que podem ser processados: o gráfico absortividade vs. comprimento de onda mostra que o LASER de fibra é mais bem absorvido por muitos materiais quando comparado ao tradicional LASER de CO2, devido a seu comprimento de onda ser cerca de 10 vezes menor. Pela mesma razão, o LASER de fibra consegue cortar materiais refletores (e.g. cobre, latão, alumínio).
  • Velocidades de corte superiores: Como consequência da maior absortividade do LASER de fibra, ele é capaz de atingir velocidades de corte até três vezes superiores ao de CO2.
Absortividade de diferentes materiais em função do comprimento de onda do LASER. Adaptado de GAHAN (2004) 

Aplicações

Corte LASER abrange vários setores da indústria. Fonte: VM LASER

Sabendo da revolução que o corte LASER a fibra promove no conceito de corte de materiais, é natural que esteja presente nos mais variados tipos de indústria. Na área de mineração, por exemplo, já é possível cortar e perfurar pedras utilizando LASER de fibra. As estimativas mostram que a perfuração mecânica associada ao LASER reduz em até 10 vezes o custo em relação à furação mecânica tradicional. O segmento médico também se beneficia desse LASER, em especial na produção de componentes e de equipamentos por meio de microcortes, mas também na realização de exames médicos por imagem e na oftalmologia. O produto que mais utiliza tal tecnologia de usinagem são os stents cardíacos, responsáveis por salvar muitas vidas.

As aplicações do LASER de fibra se estendem também a outras indústrias como eletrônica, automobilística, aeroespacial, metrologia de precisão, de óleo e gás, forense, de engenharia de sistemas, sem mencionar seu destaque na caracterização de materiais. Técnicas como microscopia de fluorescência e espectroscopia têm crescente participação do LASER de fibra, o qual está começando a substituir as fontes amplamente utilizadas até então para realização das análises. Ainda, se pode citar o uso da tecnologia para testes não destrutivos de materiais, empregados cada vez mais pelas indústrias por serem capazes de avaliar propriedades de materiais, de componentes e de sistemas sem danificá-los.

Referências

VM LASER. Disponível em: <https://www.vmlaser.pt/pt/>

HAVRILLA, D.; ANTHONY, P. Process fundamentals of industrial LASER welding and cutting. Mechanical Engineer, Product Support Group, p. 78, 1999.

MANOHAR, M. CO2LASER beam cutting of steels: Material issues. Journal of LASER Applications, v. 18, n. 2, p. 101-112, 2006.

POWELL, J.; KAPLAN, A.F.H. Laser Cutting Technology—A Commercial Perspective: Fiber or CO2 laser—which one to buy next?. Laser Technik Journal, v. 9, n. 2, p. 39-41, 2012. BOURCHAS, K. Manufacturing Effects on Iron Losses in Electrical Machines.2015. 104 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Máquinas Elétricas, Royal Institute Of Technology, Estocolmo, 2015.

STEEN, W. M. LASERmaterial processing—an overview. Journal of Optics A: Pure and Applied Optics, v. 5, n. 4, p. S3, 2003.

GAHAN, B. C.; SHINER, B. New high-power fiber LASER enables cutting-edge research. LASERtechnology, p. 29-31, 2004.

QUINTINO, L. et al. Welding with high power fiber LASERs–a preliminary study. Materials & Design, v. 28, n. 4, p. 1231-1237, 2007.

FERMANN, M. E.; HARTL, I. Ultrafast fibre LASERs. Nature photonics, v. 7, n. 11, p. 868, 2013.

POPRAWE, Reinhart. Tailored light. Berlin/Heidelberg: Springer, 2011.

 

 

Compartilhar Matéria:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *