Cerâmica flexível como papel se torna realidade

As cerâmicas são conhecidas por sua refratariedade, elevada dureza, inércia química, isolamento térmico e elétrico e elevada resistência à compressão, comuns na maioria dos materiais dessa classe. No entanto, apesar de possuírem essas propriedades interessantes, os materiais cerâmicos possuem algumas desvantagens que os fazem perder grande espaço no mercado, como por exemplo sua baixa resistência à flexão e ao impacto, isto é, as cerâmicas quebram com facilidade. Você alguma vez já pensou no leque de possibilidades que se abriria para esses materiais caso eles fossem mais tenazes? É exatamente sobre isso que o post de hoje falará: cerâmicas flexíveis que se dobram como papel.

Não, você não leu errado. Cientistas da Universidade de Twente, na Holanda, conseguiram através de nanopartículas obter uma cerâmica tão flexível quanto papel, mas mantendo as demais características atrativas dos materiais cerâmicos. Os pesquisadores batizaram o material de “flexiramic” e montaram uma Start-up denominada Eurekite para comercializá-lo. Já existe na realidade um mercado de cerâmicas flexíveis, no entanto esse material diferencia-se dos demais por ser bem mais espesso, atingindo uma espessura na casa dos milímetros. Mais especificamente, o material pode ser obtido em uma faixa de espessura de alguns micrometros até um pouco mais de um milímetro.
flexiramics4_hwzbj1

Demonstração da flexibilidade do “Flexiramic” – Fonte: Eurekite

Como podemos ver na Figura, a cerâmica flexível pode ser dobrada como uma folha de papel, retornando a seu estado inicial após a remoção da força externa, sem apresentar trincas ou sinais de quebra.
eurekite-animation-1.gif
Além disso, podemos observar que o material é resistente ao fogo, sequer ficando quente após a exposição de alguns segundos a uma chama. Não se sabe ainda ao certo até que temperatura o material pode chegar, mas seus descobridores testaram-o a 1200°C por 24 horas e não puderam observar qualquer sinal de queima ou fusão.
Considerando todas as vantagens mencionadas, quais as possíveis aplicações para esse material?
A primeira aplicação cogitada para a cerâmica flexível é em placas de circuito impresso, uma vez que o material une a flexibilidade e baixo peso dos polímeros com a estabilidade térmica e isolamento elétrico de cerâmicas, sendo ideal para a aplicação. No entanto, o material pode também ser utilizado para revestir naves espaciais, como sensor de óleo e gás, como antenas de celulares, ou também no aprimoramento da indústria de baterias, que como já vimos é um entrave tecnológico atualmente. O preço de tudo isso? 1 euro para cada pedaço de 10 cm x 10 cm de “flexiramic”. Você compraria?

Fontes:
Dutch researchers have created flexiramics—flexible ceramics for circuit boards;
Eurekite;
Cerâmica flexível dobra-se como papel.

Compartilhar Matéria:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *