5 TED Talks sobre materiais que você precisa ver

Provavelmente você já ouviu falar do TED, um site que reúne palestras de até 18 minutos com temas variados. Então, é claro que ele possui algumas palestras curtas que envolvem a nossa querida engenharia. Hoje selecionamos as que você não pode perder!

Todos os vídeos possuem legendas em português e caso você não tenha tempo para assisti-los agora, você pode usar a ferramenta watch later do TED para assistir mais tarde.

O metal que respira (08:59)

Nesse TED Talk, Doris Kim Sung, arquiteta, fala sobre thermo-bimetals, um material inteligente que funciona mais ou menos com a nossa pele, que responde dinamicamente com a variação de temperatura.

Asfalto que se auto-repara (06:50)

Sobre esse material nós já falamos aqui no blog, você lembra? Se não, clique aqui. Resumindo, Erik Schlanger criou um asfalto que pode ser reparado quando aquecido. Além disso, o material possui outras vantagens, veja mais no vídeo ou no link do nosso post!

Biofabricação (09:02)

Certamente você já ouviu falar sobre produção de órgãos artificiais, mas você já pensou que essa mesma linha de raciocínio poderia ser aplicado para produzir couro e carne sem precisar de nenhum sacrifício animal? É sobre isso que o Andras Forgacs fala nesse TED Talk.

Um novo jeito de crescer ossos (14:52)

Molly Stevens trabalha com biomateriais bioativos, ou seja, que interagem com o nosso corpo. Nessa palestra ela fala sobre o estudo de regeneração óssea que substitui o procedimento colheita da asa de ilíaco, o qual gera muita dor no paciente.

Impressão 3D no mundo da moda (06:20)

Danit Peleg criou a primeira coleção de roupas produzidas por impressoras 3D caseiras. Como já sabemos, a impressão 3D está mudando o nosso mundo e cada vez ela está mais perto das nossas casas e presente no nosso cotidiano.

Você conhece algum outro TED Talk sobre materiais inspirador? Não deixe de compartilhar com a gente!

Compartilhar Matéria:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *