Tecnologia de colagem na indústria automobilística

Você já imaginou que algumas partes do seu carro são coladas? Quando vem na minha mente a imagem de uma produção de carro, vem junto a imagem das soldas e tudo mais, porém a colagem é muito utilizada na indústria e possui várias vantagens.

A DELO junto com a BMW produziu uma tecnologia chamada ONSERT®, que consiste em unir dois materiais com a aplicação de um adesivo e depois da cura do mesmo utilizando uma lâmpada de LED. A cura nada mais é do que o endurecimento do material e pode ser feita por calor, luz ultravioleta (como nesse caso) e também através de aditivos químicos.

Como vantagem desse processo podemos citar a velocidade, o tempo de cura do polímero é de apenas 4 segundos e a possibilidade de automatizar o processo por inteiro. No vídeo abaixo da DELO é mostrado como o processo funciona:

Outra vantagem é que com a colagem é possível unir materiais dissimilares sem perder as propriedades do material e podem ser utilizados em compósitos, metais e plásticos. Além disso produz uma grande flexibilidade no design, liberdade da produção e facilidade na hora de reciclar os componentes do carro.

A BMW já testou essa tecnologia em várias peças da BMW i3, como a fixação de cabos e claddings. Porém o campo no qual essa tecnologia pode ser aplicada é grande, como em linhas de freio, componentes exteriores do carro, painéis de aviões, materiais de isolamento e muito mais.

Não é só a BMW que utiliza adesivos como forma de unir os componentes, na verdade provavelmente todas as montadoras utilizem e existem inúmeras opções no mercado.

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Fonte imagem

Outro adesivo é o BETAMATE, que permite substituir estruturas metálicas pesadas por estruturas mais leves, utilizando materiais como compósitos e alumínio. A empresa DOW lançou em 1999 esse adesivo e desde então ele já ajudou a evitar a emissão de 23.3 bilhões de quilogramas de CO2 e o consumo de 10 bilhões de litros de gasolina, números bem significantes, não?

Além disso esses adesivos permitem a diminuição de ruídos e vibrações nos carros, maior capacidade de carga, maior rigidez estática e dinâmica e maior segurança nos veículos e comportamento em crash-tests.

 

Referências:

Materials Today – ONSERT composites joining technology demonstrated on BMW i3

​Joining lightweight materials with ONSERT®

DELO, Böllhoff’s ONSERT to Revolutionize Joining Process of Lightweight Composites

Dow Continues to Make a World of Difference


Agradeço a minha amiga Paola, que me passou o conteúdo sobre esse tema.

 

 

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