4 materiais inventados pela NASA

É certo que nos 58 anos de existência da NASA (National Aeronautics and Space Administration) foram realizadas muitas pesquisas e foram desenvolvidos muitos materiais que não só auxiliaram a indústria espacial, mas que também tornaram-se presentes no nosso cotidiano. Por isso hoje iremos citar e comentar sobre alguns materiais desenvolvidos pela NASA e que são amplamente utilizados.

nasa-logo-web-rgb_0

Alumina policristalina translúcida

Esse material foi inventado com o intuito de proteger uma antena infravermelho de mísseis com rastreamento térmico. A alumina policristalina translúcida é um material mais resistente mecanicamente do que o aço e possui propriedades ópticas, que deixam o material transparente. Você sabe em qual esse material é muito utilizado? Se você pensou em aparelhos ortodônticos transparentes, você acertou!

Espuma Tempur

Viscoelástico

Quem nunca viu nenhuma propaganda sobre os famosos travesseiros da NASA? Esses travesseiros são produzidos com uma espuma com memória de forma chamada Tempur, que foi desenvolvida para a NASA em 1970, com o objetivo de melhorar o amortecimento dos bancos e também melhorar a proteção contra impacto para pilotos e passageiros durante o pouso. Esse material é composto do polímero silício-poliuretânico com células abertas. Além da aplicação de travesseiros, ela também é muito utilizada em colchões, celas de montaria e até em assentos de motos de corrida.

Materiais para palmilhas

O primeiro passo na lua foi realizado com botas espaciais e também muito especiais para a época, pois elas davam elasticidade às passadas e também forneciam ventilação. Baseando-se nesse calçado, principalmente as empresas de calçados desportivos utilizaram a mesma tecnologia para a construção de sapatos que diminuíssem o impacto das nossas pernas e pés. Na década de 80, a empresa KangaROOS patenteou um tecido feito com poliuretano Dynacoil para ser utilizado como palmilha, que distribuia a força aplicada. O princípio do material é a distorção das fibras, absorvendo a energia da passando e então redistribuindo-a para o pé.

Lentes resistentes a arranhões

Nos anos 70, o governo dos Estados Unidos obrigou que todos os fabricantes parecem de utilizar vidro para a fabricação de lentes e começassem a usar plástico, pois seria mais seguro, barato e possuiria melhor absorção de radiação ultravioleta. Então a NASA buscou um revestimento que pudesse proteger os visores dos capacetes dos astronautas, já que o polímero era menos resistente a arranhões do que o vidro. Então, devido ao sucesso desse revestimento, a empresa Foster Grant Corporation licenciou o produto e começou a utilização na produção de óculos de sol.

Esses foram pequenos exemplos de como a NASA impactou e ainda impacta a nossa vida, mesmo indiretamente. Você lembra de algum outro material inventado pela NASA? Não deixe de comentar!

Referências:

nasa.gov

Tecmundo

Compartilhar Matéria:

One thought on “4 materiais inventados pela NASA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *