O material inspirado no Wolverine

Você já foi ver o novo filme “Logan”? Para quem já assistiu e também para quem acompanha a série dos X-Men, não é novidade que o Wolverine tem o poder de autocura. Você já pensou quão importante seria ter um material com autorregeneração como propriedade?

logan

Entre as aplicações possíveis desse material seria no aperfeiçoamento de baterias, dispositivos eletrônicos, sensores de temperatura, até mesmo poderia ser aplicado em robôs, ajudando na vida útil dos materiais e também no custo.

Assim, pesquisadores da University of California desenvolveram um material transparente, condutivo e flexivo que se regenera quando é ativado eletricamente. E segundo Wang, um dos pesquisadores, ele desenvolveu interesse nessa área de pesquisa por ser fã do personagem Wolverine das histórias em quadrinhos. Interessante, não?

A grande dificuldade de produzir um material assim é identificar as ligações que são estáveis e reversíveis sobre condições eletroquímicas. Geralmente os polímeros que são auto-regeneráveis utilizam as ligações não covalentes e isso causa um problema já que essas ligações são afetadas por condições eletroquímicas, então degradam a performance do material.

Ionomers é um polímero com  auto-regeneração, entretanto ele precisa de estímulos externos, como a temperatura, para aumentar a mobilidade das cadeias e ativar a auto cura.

Esse novo material é um condutor iônico com uma capacidade de auto-regeneração autônoma, aproveitando as interações íons-dipolo com as ligações para a regeneração. A recuperação das propriedades mecânicas ocorre em até 24 horas, em temperatura ambiente e sem nenhum estímulo externo.

A ideia básica foi utilizar um polímero polar e flexível com um sal iônico. Então é realizado o cross-linking das cadeias poliméricas, através interações de íon-dipolo entre os grupos polares e o composto iônico. Nesse trabalho o polímero utilizado foi o PVDF-co-HPF (Poly(vinylidene fluoride-co-hexafluoropropylene)).

Aqui no blog já falamos sobre alguns materiais que trazem para a realidade alguns elementos de quadrinhos e da literatura, como por exemplo a kriptonita, capa de invisibilidade e cristais do aquaman. Não deixe de ler sobre!

Referências:

CAO, Yue et al. A Transparent, Self‐Healing, Highly Stretchable Ionic Conductor. Advanced Materials, 2016.

A Wolverine Inspired Material

 

Compartilhar Matéria:

One thought on “O material inspirado no Wolverine”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *