Fonte inesgotável de energia em sua própria casa? Saiba como

Já pensou se as paredes e telhado de sua casa pudessem produzir energia elétrica infinitamente? Pode ser que isso esteja próximo da realidade com a nova descoberta da Royal Melbourne Institute of Technology, na qual foi desenvolvida uma tinta capaz de absorver o vapor d’água do ar na presença de luz solar e quebrá-lo em hidrogênio. O gás é conhecido por ser uma fonte de energia limpa e tecnicamente inesgotável.

Para desempenhar a quebra das moléculas de água em hidrogênio e oxigênio, a tinta conta com dois compostos chave: dióxido de titânio e sulfureto de molibdênio sintético. O primeiro é um pigmento branco responsável pela captação da luz solar, sendo já largamente aplicado em protetores solares e também na elaboração de tintas. O sulfureto de molibdênio sintético, por sua vez, funciona de forma semelhante à sílica-gel, aquele material encontrado dentro dos famosos saquinhos antimofo colocados em caixas de sapato, bolsas, medicamentos e etc. Assim como a sílica-gel, o sulfureto de molibdênio sintético promove excelente absorção da umidade, mas é também um semicondutor, catalisando a divisão do vapor d’água em oxigênio e hidrogênio.

Dióxido de titânio (TiO2)

Além de o fato extraordinário de gerar combustível a partir de sol e ar úmido, a tinta apresenta a enorme vantagem de melhorar a acessibilidade de energia elétrica em lugares mais remotos ou com uma menor população e de ser inesgotável.  A tecnologia já se mostrou funcional em laboratório, enfrentando como novo desafio encontrar uma forma de armazenar o hidrogênio produzido, o que viabilizaria seu emprego como fonte energética. A descoberta de uma forma segura e eficiente de armazenar hidrogênio teria um impacto imenso não só para esse caso, mas também no uso do gás como combustível de automóveis. Isso porque o hidrogênio é altamente explosivo, sendo sua queima ideal para a geração de energia responsável pela impulsão do veículo. Como gás de escape, os veículos deixariam também de liberar CO e CO2, gases responsáveis pelo efeito estufa e por causar asfixia (CO) para liberar H2O – substância de grande importância para os seres vivos: a água.

Fontes:

RMIT University – Solar paint offers endless energy from water vapour

DAENEKE, Torben et al. Surface Water Dependent Properties of Sulfur-Rich Molybdenum Sulfides: Electrolyteless Gas Phase Water Splitting. ACS nano, 2017.

Compartilhar Matéria:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *