NASA reinventa o pneu

A exploração espacial depende muito da evolução e criação de novas tecnologias de transporte. E é claro que os pneus e rodas são muito importantes nesse cenário. Além disso, recentemente a NASA teve alguns problemas com os pneus do robô Curiosity, que está em Marte, ao começar a ser degradado mesmo com a colisão com pequenas pedras.

Então, os engenheiros de materiais da NASA inventaram um novo pneu que pode ajudar nas explorações em terrenos extraterrestes e irregulares.

mars curiosity rover
Curiosity. Fonte: NASA.

O pneu

O pneu é um novo tipo utiliza a propriedade de memória de forma, da qual já falamos aqui e aqui no blog. Assim, a principal característica de materiais com efeito de memória de forma é a possibilidade de retorno a sua forma original quando o objeto for deformado.

Após anos de estudo na criação de um pneu mais resiliente, a liga de níquel e titânio foi selecionada para ser aprimorada, em relação às suas propriedades, processo e forma.

Em âmbito de comparação, a liga NiTi é 30 vezes mais elástica do que um aço mola! E outras curiosidades sobre a invenção é que ele pode suportar o equivalente a 10 vezes a massa do Curiosity, pode funcionar entre -130 °C e 90 °C, e tem maior aderência com as rochas e areia.

Como pode-se ver na figura abaixo, os arames do material são trançados, formando uma rede.

spring tire shape memory alloy woven wires nasa glenn research center

Fonte: NASA

 

Philiip Abel, engenheiro participante da equipe da NASA disse, em uma entrevista para o site Business Insider, que nos materiais superelásticos, a energia de deformação é armazenada na estrutura cristalina. Ou seja, os átomos continuam mais ou menos no mesmo lugar que eles estavam anteriormente, porém a estrutura cristalina é alterada. Então a liga utilizada, em uma certa faixa de temperatura, irá retornar ao formato inicial desejado.

O teste com o pneu pode ser visto abaixo, junto com mais algumas explicações sobre o pneu.

 

Referências:

Surprises on Mars have lead to unexpectedly severe damage to Curiosity’s wheels

Mars destroys tires — so NASA reinvented the wheel by giving it a memory

NASA’s new titanium tires can never get a flat

 

New NASA Tires Never Get Flat and Are Almost Indestructible

 

 

Compartilhar Matéria:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *