Tecido gera energia sustentável

Há uma tendência para a ampliação do uso de energias renováveis nos próximos anos. Agora, graças às recentes descobertas do Georgia Institute of Technology, é possível que até nossas roupas possam gerar energia sustentável através de luz solar e ação mecânica.

Tecido desenvolvido pelo Georgia Institute of Technology. Fonte: J. Chen, 2016

O tecido é elaborado a partir de pequenas células fotovoltaicas e nanogeradores triboelétricos, ambos produzidos a partir de fibras. As primeiras estruturas são capazes de transformar luz solar em energia elétrica, enquanto as segundas se aproveitam da fricção gerada entre os diferentes materiais para a geração de energia. Combinando as duas fontes de energia em um único tecido, inicia-se uma nova era em que vestimentas, cortinas, tendas e outros produtos da indústria têxtil poderão ser fontes energéticas para smartphones, sistemas de GPS e outros dispositivos eletrônicos.

A nova tecnologia contém também outras características fundamentais a um bom tecido: é flexível, permite a respiração da pele, tem baixo peso e é adaptável a diferentes formas de uso. Além disso, a estrutura principal do tecido, onde são inseridas as células fotovoltaicas e os nanogeradores, é feita a partir de polímeros já bastante empregados industrialmente, o que os torna baratos e fáceis de encontrar. Os eletrodos também são feitos a partir de processos de baixo custo, o que facilita seu emprego em larga-escala.

Testes realizados no tecido indicam que ele apresenta durabilidade de longo prazo. Os próximos passos, agora, são otimizá-lo para uso industrial e desenvolver um encapsulamento adequado para proteção dos componentes elétricos contra a chuva e umidade.

Fonte:

Jun Chen, Yi Huang, Haiyang Zou, Ruiyuan Liu, Changyuan Tao, Xing Fan, and Zhong Lin Wang, “Micro-cable structured textile for simultaneously harvesting solar and mechanical energy,” (Nature Energy, September 12, 2016). http://dx.doi.org/10.1038/nenergy.2016.138

Compartilhar Matéria:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *