E se o aço valiriano fosse real?

No próximo domingo (26.07.16) irá ao ar o décimo episódio da nova temporada de Game of Thrones. E é claro que, como em tudo ao nosso redor, tem um pouquinho de engenharia e ciência de materiais, mesmo que seja algo místico como o aço Valiriano.

Para quem não está muito por dentro do mundo de Game of Thrones, o aço Valiriano é o material utilizado para fazer espadas, as quais são muito raras. Elas são raras, porque segundo a história o segredo da liga perdeu-se com Valíria, uma cidade morta e lar das casas Taergaryen, Velaryon e Celtigar.

As lâminas feitas com esse aço são mais leves do que as tradicionais, mais fortes, mais afiadas e possuem aspecto ondulado. É dito na história que feitiços e magias fazem com que esse material seja especial, mas você já parou para pensar qual material seria se ele fosse real?

As lâminas para espadas comuns são feitas através de uma barra de aço, até cerca de 700 ˚C. Quando retirada, o cuteleiro utiliza uma prensa pneumática para dar marteladas no material quente e assim conformá-lo. Quando o aço resfria ele volta ao forno para dar continuidade ao processo.

Em armas como a katana, de origem japonesa, o segredo está baseado na mistura de dois materiais, núcleo com um aço mais flexível e exterior com aços mais resistentes mecanicamente. Essa junção vai ao forno e quando quente, com base nas marteladas, são unidos e viram um objeto só. Então, após marteladas mais precisas para dar uma boa forma a espada, o forjador trabalha com a estética, retirando rebarbas e lixando a peça.

Para aumentar a resistência mecânica do material, ele é sujeito ao tratamento térmico de têmpera, que nesse caso consiste em recobrir o material com uma argila, colocar no forno e depois resfriar em um banho de água ou óleo. Assim, quando o aço é resfriado, ele volta para o forno para ser realizado o recozimento, com o intuito de diminuir as tensões residuais no material e diminuir a dureza. Quanto mais carbono que se tem na liga metálica, maior a dureza do material, porém aumenta as chances do material se quebrar com impactos. Para finalizar, a peça é lixada, polida e afiada.

Um aços dos séculos 16-18 que foi muito admirado é o chamado aço damasco. Esse material na verdade era composto por dois tipos de aços, intercalando camadas de um com alto teor de carbono e outro com pequeno teor de carbono.

O aço damasco, assim como o valiriano, teve ser segredo de produção perdido por muito tempo e as principais dificuldade de realizar pesquisas com ele é porque as amostras desse material são muito raras. Será que essa seria a lâmina tão desejada de Westeros do mundo real?

Acredito que se a lâmina fosse desenvolvida hoje, ela dificilmente seria produzida com um só material, ou seja, seria um compósito, já que em muitos casos conseguimos combinar materiais e obter propriedades, como resistência mecânica, muito melhores do que se fosse feito com apenas um material.

Qual material você acha que seria utilizado se o aço valiriano fosse verdadeiro? Gostaríamos de saber a sua opinião!

Wiki Game of Thrones – Aço Valiriano

8 substâncias da ficção que facilitariam a nossa vida

Como uma espada é forjada?

The Key Role of Impurities in Ancient Damascus Steel Blades

Compartilhar Matéria: