Elastômeros termoplásticos

Hoje falaremos sobre os elastômeros termoplásticos, que surgiram na década de 70 e devido a suas inúmeras vantagens em relação aos elastômeros convencionais, começaram a ser produzidos em grande escala desde então. Esses polímeros surgiram a partir da busca por menor densidade, menor custo de produção, maior produtividade, fácil adição de cor, reciclabilidade e melhor processabilidade em termos de elastômeros. Tudo isso pôde ser encontrado nos elastômeros termoplásticos, que podem ser moldados por uma ampla gama de processos, como injeção, extrusão, termoformação, moldagem, sopro e ainda por cima apresentam uma melhor adesão aos demais polímeros termoplásticos, permitindo a sobremoldagem com esses materiais. No entanto, esses elastômeros também apresentaram algumas perdas de propriedade em relação aos seus precursores, tais como menores resistência à temperatura, resistência química, flexibilidade e recuperação após a compressão.

O que torna os elastômeros termoplásticos diferente dos elastômeros convencionais, as borrachas vulcanizadas?  A associação da borracha com um termoplástico, isto é, copolimerização, formando uma estrutura de blocos.  Esta estrutura apresenta regiões muito elásticas, a parte elastomérica, que possui propriedades como as das borrachas vulcanizadas, e outros domínios bastante rígidos e coesos a temperatura ambiente, como é comum para os termoplásticos. Estes domínios têm uma função semelhante à das ligações cruzadas formadas na vulcanização da borracha tradicional, que é impedir o deslocamento relativo completo das cadeias moleculares quando são aplicadas forças externas. Porém, quando a temperatura é elevada acima de suas temperaturas de transição vítrea (Tg) ou de fusão (Tm), essas ligações perdem a sua coesão e permitem que o material adquira uma certa fluidez e possa ser conformado pela ampla gama de processos industriais a que os polímeros termoplásticos podem ser submetidos. Ao retornar à temperatura ambiente, essas regiões voltam a atuar novamente como se fossem ligações cruzadas, sendo essa versatilidade o segredo dos elastômeros termoplásticos. Com a estrutura em blocos é possível, portanto, combinar a elevada deformabilidade elástica  das borrachas vulcanizadas, com as condições de processamento mais favoráveis dos  termoplásticos.

Os elastômeros termoplásticos são divididos em diferentes grupos:

  • Poliuretanos (TPU):

Possuem segmentos flexíveis, que podem ser poliésteres ou poliéteres, unidos por segmentos mais rígidos, normalmente aromáticos.

TPU

Vantagens:

Excelente resistência à abrasão, à ruptura e a substâncias químicas como bases e ácidos fracos, óleos e combustíveis. Excelente estabilidade hidrolítica, flexibilidade a baixas temperaturas, elevada resiliência, não necessidade de plastificantes e, além disso, são mais facilmente coloridos do que os demais elastômeros termoplásticos e em alguns casos apresentam biocompatibilidade.

Desvantagens:

Precisam passar por secagem antes do processamento, não têm preço tão acessível quanto os demais elastômeros e têm uma vida útil curta.

  • Estirênicos (TPE-S):

Nesses elastômeros termoplásticos, o polímero de base é o estireno.

TPE-S

Vantagens:

Excelente aderência e qualidade superficial, baixa densidade e fácil processamento, já que facilmente atinge uma viscosidade ideal e não exige um processo adicional de secagem.

Desvantagens:

Começa a ter suas propriedades mecânicas deterioradas acima de 100°C, é pouco resistente a óleos e graxas.

  • Copoliésteres (COPE):

São copolímeros de poliéster. Além da sigla COPE, também podem ser conhecidos por TEE.TEE

Vantagens:

São geralmente mais rígidos sob uma ampla faixa de temperaturas do que os uretanos, além de mais facilmente processáveis. Possuem excelentes propriedades dinâmicas, alto módulo, bom alongamento e resistência ao rasgo, e boa resistência a fadiga por flexão em alta e baixa temperatura (-65ºC).

Desvantagens:

Alto custo,  degradados por materiais altamente polares, ácidos e bases minerais fortes, solventes clorados, fenóis, e cresóis. A resistência ao meio ambiente é uma das mais baixas, mas pode ser melhorada consideravelmente pela utilização de aditivos.

  • Poliéteres-poliamidas (PEBA):

Apresentam blocos de poliéter e de poliamida, sendo o primeiro material o responsável pela flexibilidade. As ligações entre as duas regiões é normalmente feita por ésteres.

PEBA

Vantagens:

Elevada flexibilidade e tenacidade, resistência ao impacto (inclusive a baixas temperaturas), boa inércia química, elevada resistência mecânica e grande durabilidade.

Desvantagens:

Elevado custo, baixa resistência à radiação ultravioleta.

  • Termoplásticos vulcanizados (TPV):

São essencialmente uma dispersão fina de uma borracha altamente vulcanizada em uma poliolefina em fase contínua. Com essa estrutura, consegue-se obter propriedades significativamente superiores a misturas de mesma composição.

perfiles-tpv-elastoprene-01-df

Vantagens:

Bom desempenho a temperaturas elevadas, boa recuperação após compressão e tração, excelente inércia química e resistência à fadiga e manutenção excelente de suas propriedades após a reciclagem.

Desvantagens:

São higroscópicos, exigindo secagem antes do processamento. Acima de determinada temperatura, 110 a 135°C no caso de TPVs feitos de polipropileno, não se comportam mais como borrachas.

  • Poliolefinas termoplásticas (TPO):

Utilizam polipropileno em uma faixa de 50 a 80% em massa e, na maioria das aplicações, deseja-se que sejam organizados de forma contínua ou quase contínua. Assim, a fase elastomérica existe em domínios discretos dispersos ao longo do copolímero.

tpo-roofingTelhado de TPO

Vantagens:

Muito bem adaptados à moldagem por injeção, menor densidade comparado aos demais grupos, preço bastante acessível.

Desvantagens:

Grande contração térmica durante o resfriamento pós-processamento, odor forte.

Referências:

A Brief History of Elastomers – Prospector;

TPE – Elastómeros Termoplásticos – Resinex;

Advantages and Disadvantages of Thermoplastic Polyurethane;

Elastômeros Termoplásticos – CTB;

The TPE Groups Compared by Their Advantages and Disadvantages;

Elastômeros Termoplásticos – Borracha Atual;

Thermoplastic polymer composition and method of molding parts with reduced shrinkage.

Compartilhar Matéria:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *