Por que a reciclagem do alumínio é importante?

A primeira vez que o mundo viu latinhas de alumínio serem utilizadas comercialmente foi em 1964 pela empresa Royal Crown Cola e em pouco tempo essa ideia se difundiu.

Aluminum-Prices-in-Baltimore-MD-Owl-Metals-Inc-410-282-0068-Aluminum-Can-Prices-in-Baltimore-MD-Dundalk-MD-Timonium-MD-Columbia-MD-Laurel-MD-Glen-Burnie-MD

Isso ocorreu, porque o alumínio possui vários benefícios em relação a preservação da comida, como por exemplo, proteção contra luz, oxigênio, umidade e outros contaminantes. Além disso, das embalagens conhecidas hoje, é a que promove maior tempo de conservação do alimento e também são resistentes a corrosão (Alumínio tem problemas com corrosão?). Lembrando que as embalagens de alumínio não fazem apenas parte da indústria alimentícia, entre outras, ela também é muito utilizada na indústria farmacêutica e de cosméticos.

Ademais, outra vantagem muito importante do alumínio é que ele pode ser facilmente reciclado. As latas de alumínio após o uso pelo consumir final vão para um centro de coleta e reciclagem, onde são prensadas e então fundidas. Após a fundição, é feito o lingotamento, processo o qual que permite que o metal fundido se solidifique em uma forma específica, como em blocos ou em tarugos. Então, o material é laminado e está pronto para se transformar em novas latinhas.

O material de uma lata pode ser reciclado inúmeras vezes, na verdade, estimasse que 75% de todo o alumínio já produzido nos Estados Unidos ainda é utilizado hoje em dia. Ainda mais, a reciclagem do alumínio economiza mais de 90% de energia que seria necessária para se produzir um novo metal a partir da bauxita.

 

Curiosidade

Você já ouviu falar sobre a “lenda urbana” que fala que lacres das latinhas de alumínio podem ser trocados por cadeiras de rodas? Então, não tem nada de lenda nisso! A verdade é que existem inúmeros projetos, como o “Lacre, Amigo”, que recebem doações de lacres de alumínio e trocam por cadeiras de rodas para para pessoas que precisam.

Mas por que o lacre?

Se a gente doasse latinhas de alumínio seria muito mais fácil, não? Pois a quantidade de alumínio seria muito maior. Porém, quem vai querer guardar 1000 latinhas de alumínio em casa sendo que seria equivalente encher 10 garrafas pets (2l) de lacres? Muito menos volume é necessário!

cover-about-logo

Desde 2012 já foram doadas mais de 130 cadeiras de rodas no Estado de Santa Catarina. Você também pode contribuir com essa campanha no seu estado e ajudar muitas pessoas, basta guardar os lacres de alumínio (não esqueça de pedir para os amigos!) e levar em um centro de coleta.

Confira os centros de coleta no site!

Referências:

Hosford, William F. and John L. Duncan. “The Aluminum Beverage Can.” Scientific American, September 1994, pp. 48-53.

Aluminum recycling

The Benefits of Aluminum Recycling

 

 

Compartilhar Matéria:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *