Aluna de materiais do IME vence competição global “Desafio do Grafeno”

Essa notícia foi publicada originalmente por: Sandvik: Anunciada a vencedora da competição global “Desafio do Grafeno”.

A Sandvik Coromant tem o prazer de anunciar a vencedora do Desafio do Grafeno. A competição, que foi realizada de abril a maio de 2016, convidou pessoas de todo o mundo a apresentar ideias de inovações sustentáveis feita com grafeno e que pudessem revolucionar as casas modernas. 

​​
Nadia Ayad

A vencedora, Nadia Ayad do Rio de Janeiro, Brasil, teve a ideia de usar o grafeno em um dispositivo de filtragem e sistema de dessalinização para fornecer água potável para as casas. Sua ideia reduziria significativamente os custos de energia e a pressão dos atuais fornecedores de água para reciclagem desse recurso. 

Como parte de seu prêmio, Nadia, estudante de Engenharia de Materiais no Instituto Militar de Engenharia – IME, será convidada para ir à sede da Sandvik Coromant em Sandviken, na Suécia, se encontrar com profissionais da indústria e visitar o Centro do Grafeno na Universidade Chalmers.

“Estou absolutamente empolgada por ter vencido o Desafio do Grafeno. Sou fascinada pelo estudo e aplicações de materiais avançados, por isso a oportunidade de viajar para a Suécia e encontrar os principais pesquisadores desse assunto me deixa muito entusiasmada”, conta Nadia Ayad, vencedora do Desafio do Grafeno. 

Nadia foi a escolhida dentre dez finalistas por um distinto painel de juízes, incluindo David Goulbourne, gerente da Unidade de Produtos da Sandvik Coromant; Marco Zwinkels, diretor de P&D, Plataformas de Tecnologia da Sandvik Coromant; e Patrik Carlsson, diretor do Centro do Grafeno na Universidade de Chalmers. As dez melhores ideias foram avaliadas com base nos critérios de inovação, viabilidade e design. 

“Estamos muito satisfeitos com a qualidade das inscrições que recebemos de todo o mundo, e não foi fácil escolher apenas um vencedor”, disse David Goulbourne, gerente da Unidade de Produto da Sandvik Coromant. “Ficamos muito impressionados com a pesquisa que nos foi submetida pela Nadia e como ela conceituou muito bem a ideia dela.” 

“O grafeno é um material com elevado potencial de inovação em muitas áreas”, explica Patrik Carlsson, diretor do Centro do Grafeno, na Universidade de Chalmers. “O Desafio do Grafeno e o conjunto muito interessante e abrangente de propostas que analisamos é uma manifestação desse potencial. Além disso, está claro que o grafeno tem potencial para tecnologias revolucionárias e inovações que não se encaixam nos modelos atuais de negócios das empresas. O Desafio foi uma boa maneira de pensar além desses modelos existentes”. 

O Desafio do Grafeno foi lançado como parte da série Looking Ahead da Sandvik Coromant, que tem foco nas futuras tendências e desafios de negócios da indústria da manufatura. O filme mais recente da série filme mais recente da série é sobre os “materiais de amanhã”, como o grafeno. Ele é um material que pode revolucionar completamente a área de design industrial. A competição foi uma maneira que a Sandvik Coromant encontrou para inspirar a próxima geração de engenheiros, incentivando-os a explorar essas novas tendências da indústria através da sua imaginação e criatividade.”

Parabéns Nadia pelo prêmio e projeto desenvolvido, desejamos muito sucesso na sua carreira de engenheira de materiais!

Quer saber mais sobre o grafeno? Então não perca os posts:

Por onde anda o grafeno

Cursos online sobre engenharia de materiais

#1 Conversa com engenheiro: Guilhermino Fechine (Mackgraphe)

 

Compartilhar Matéria:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *